No dia 16 de março de 2023, foi realizada a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jussara – GO, com o tema central “A situação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em tempos de pandemia de COVID-19”. O evento aconteceu das 07:00 às 17:00 e contou com uma parceria entre o Governo de Jussara, através da Secretaria de Assistência Social, o CMDCA-Jussara, o CEDCA-GO e o CONANDA.
A conferência teve como objetivo principal discutir a situação dos direitos humanos das crianças e adolescentes em tempos de pandemia, destacando os desafios enfrentados nesse período, além de debater e propor ações para garantir a proteção integral desses indivíduos.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, como: A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Jussara, Prof.ª Nilva Barros do Nascimento, o Vice-Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Jussara e palestrante do Eixo III Pe. Pedro Sirtoli, a aluna Vitória Gabriela Pereira Martins. representando todos(as) as crianças alunos(as) da rede municipal, a adolescente Vitória Dorinha Alves De Assis, representante do Comité de Participação de Adolescente- CPA/CEDCA-GO, o adolescente Emerson José Alves Leal, representante do Comitê de Participação CPA’CEDCA-GO, a Gestora Municipal da Assistência Social do Município de Jussara, senhora Maria Silvana Pedrosa Ferraz, representada pela Maurinete Borges, a Prefeita Municipal de Jussara, Senhora Maria Idali Da Silva Bontempo, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores senhor Adenilson José Da Silva “Parente, representado pelo Vereador Clóves do Militão, a secretária de Educação e Cultura Kelly Cristina Silva, a secretária de Saúde Eliane Rosa Rebouças, a Prof.ª Helenilza Maria De Jesus, Coordenadora Regional de Educação do Estado de Goiás, Irene de Oliveira Machado Presidente do Conselho Tutelar, assim como, membros do CMDCA-Jussara, do CEDCA-GO e do CONANDA. profissionais da área da saúde, assistência social, educação e segurança pública, bem como de representantes da sociedade civil, como organizações não governamentais e grupos de jovens.
Durante o evento, foram realizadas diversas mesas de debate, palestras e apresentações, abordando temas como a proteção integral das crianças e adolescentes, os impactos da pandemia na educação, saúde mental e violência doméstica, entre outros assuntos relevantes.
Ao final da conferência, foram propostas diversas ações para garantir a proteção dos direitos humanos das crianças e adolescentes em Jussara, como a criação de espaços de escuta e acolhimento para jovens em situação de vulnerabilidade, a implementação de políticas públicas voltadas para a prevenção e combate à violência doméstica e o fortalecimento de programas de assistência social e educação.
Assessoria de Comunicação Digital