A Prefeitura de Jussara, através da Secretaria de Assistência Social/CRAS, promoveu uma Caminhada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento contou com a participação de secretarias municipais, escolas da rede municipal e estadual de ensino. A caminhada ocorreu na Avenida José Bonifácio, partindo do pátio do Posto Brasília 2 até a Praça da Matriz, na quinta-feira, dia 18/05. Durante o percurso, um carro de som transmitiu mensagens sobre a importância do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, e os organizadores distribuíram panfletos relacionados à campanha.
No encerramento da caminhada, a psicóloga Dra. Anna Olympia proferiu uma palestra destacando a importância de denunciar qualquer suspeita de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes. A secretária de assistência social, Maria Silvana, expressou sua gratidão a todos pela realização da caminhada, ressaltando que os objetivos foram alcançados e que é fundamental conscientizar cada pessoa sobre a necessidade de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, cumprindo assim com sua parte nesse combate.
A prefeita Idali Bontempo parabenizou os organizadores e participantes da caminhada, enfatizando que ninguém tem o direito de abusar de uma criança, pois isso é covardia e maldade. Ela ressaltou que muitas vezes o agressor está dentro de nossas próprias casas, entre pessoas que amamos, mas que não conhecemos. Por isso, a prefeita fez um alerta para que, no dia 18 de maio e em todos os dias, qualquer situação suspeita seja denunciada, destacando que é dever de todos proteger nossas crianças.
18 DE MAIO – DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, o dia 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Nessa data, no ano de 1973, ocorreu o sequestro, violência sexual e assassinato cruel de uma menina de 8 anos em Vitória (ES).
Assessoria de Comunicação Digital